Ana Gerdau de Borja

Há mais de 16 anos, a Dra. Ana Gerdau de Borja, FCIArb, atua em casos de arbitragem internacional e doméstica e em processos judiciais relacionados à arbitragem, tais como ações anulatórias e de reconhecimento e execução de sentenças arbitrais. Tendo fundado a Citadelle Disputes em fevereiro de 2025, Ana atua como advogada e árbitra em litígios transfronteiriços complexos, podendo também fornecer pareceres jurídicos no campo do contencioso e da arbitragem internacional.
Como advogada, ela representou principalmente clientes de países de língua portuguesa e espanhola, incluindo Brasil, Espanha e Colômbia, além de clientes franceses com operações na América Latina. Ela é particularmente ativa nos setores de distribuição, indústria, construção e engenharia, energia (energias renováveis e petróleo e gás), transportes, imobiliário, mineração e transporte marítimo.
Além disso, ela atuou como co-árbitra e árbitra única de acordo com os Regulamentos CCI, suíço, CAIP, FGV e London Martime Arbitrators Association (LMAA), em litígios relacionados à construção, energia (petróleo e gás e eletricidade), transporte marítimo e matérias-primas. Ana lidou com uma miríade de leis aplicáveis nos sistemas de direito civil e common law, incluindo os direitos brasileiro, canadense, espanhol, mexicano, chileno, colombiano, português, francês, inglês, suíço, italiano, argelino, catariano, nova-iorquino e internacional. Ela tratou de casos em português, espanhol, francês e inglês, de acordo com os regulamentos do CIRDI, da CCI, da LCIA-MIAC, do ICDR/AAA, do Regulamento suíço e do Regulamento CAIP, bem como os regulamentos de instituições brasileiras (CAM-CCBC, CCMA CIESP/FIESP, CAMARB, Câmara FGV, CAM-BM&FBOVESPA, AMCHAM-Brasil e CMA do Instituto de Engenharia de São Paulo). Ela também trabalhou em arbitragens ad hoc no âmbito do Regulamento da LMAA, sendo uma das poucas latino-americanas admitida como um Supporting Member da LMAA.
Ela co-dirige a Track 5 da Task Force sobre corrupção na arbitragem internacional como membro da Comissão de Arbitragem Internacional e ADR da CCI. Ela também é membro do prestigiado think-tank ICC Institute of World Business Law.
Ana é uma das fundadoras da Rising Arbitrators Initiative e do Lusophones' Arbitration Club, ex-Vice-Presidente do comitê diretor mundial YMG do Chartered Institute of Arbitrators (CIArb) e ex-representante YMG do European Branch do CIArb. Ela foi nomeada membro dos painéis de árbitros da Amcham São Paulo, ARBITAC, Câmara do Mercado (CAM B3), CAMARB, CAM-CCBC e CBMA (Brasil), do Centro de Arbitragem da Câmara de Comércio de Lima e do Centro de Arbitragem Amcham Perú (Peru), do Centro de Arbitragem da Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa (Portugal) e do CAIP (França).
Ana possui um doutorado e um LL.M. da Universidade de Cambridge e é admitida nas ordens dos advogados do Brasil (São Paulo) e de Portugal (Porto) e inscrita na Ordem dos Advogados de Paris (Diretiva 98/5/CE).
Ela possui dupla nacionalidade brasileira e alemã. Ela trabalha em inglês, francês, português e espanhol.

CV para descarregar